Acessibilidade

Acessibilidade

A acessibilidade é essencial para que a autonomia, independência, e qualidade de vida da pessoa com deficiência possa ser ampliada, por meio do uso de recursos, metodologias e estratégias que eliminem as barreiras e promovam a inclusão plena.

Desta forma, com o objetivo de garantir condições de acesso, permanência, participação e aprendizagem, oferecemos na plataforma downloads de alguns softwares de acessibilidade, pois acreditamos que com a dignidade humana respeitada, mais se multiplicará o acesso ao conhecimento e consequentemente ao progresso.


VLibras

O VLibras é uma suíte de ferramentas utilizadas na tradução automática do Português para a Língua Brasileira de Sinais. É possível utilizar essas ferramentas tanto no computador Desktop quanto em smartphones e tablets.

Este aplicativo foi desenvolvido pelo Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (LAViD), da UFPB, com apoio do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), Secretaria de Direitos Humanos (SDH/PR) e da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

Você pode fazer o download do VLibras na página do projeto.

VLibras

Leitor de tela

Os leitores de telas são programas que, interagindo com o Sistema Operacional do computador, capturam toda e qualquer informação apresentada na forma de texto e a transforma em uma resposta falada através de um sintetizador de voz.

Leitores de tela são softwares usados para obter resposta do computador por meio sonoro, usado principalmente por deficientes visuais. O programa vai percorrendo textos e imagens e lendo em voz alta tudo o que ele encontra na tela, assim como as operações que o usuário realiza com as teclas alfanuméricas e os comandos digitados.

O NVDA é um leitor de tela gratuito para windows. Você pode saber mais do NVDA e fazer o download do programa no link abaixo.

NVDA (Non Visual Desktop Access)


Leitor de texto

Você pode utilizar leitores de texto para converter texto em áudio. Se você utiliza o navegador Google Chrome, utilize a extensão Read Aloud: A Text to Speech Voice Reader

A utilização é bastante simples: após instalada a extensão no navegador, basta selecionar o texto que deseja ler, clicar com o botão direito e selecionar "Read aloud selected text".


Zoom

Os controles de zoom disponíveis na maioria dos navegadores permitem que você aumente ou diminua o tamanho de uma página web ou apenas o tamanho do texto a fim de melhorar a legibilidade.

Para saber mais, acesse os artigos disponíveis na central de ajuda dos principais navegadores:

- Google Chrome
- Mozilla Firefox
- Safari


Correção de cor

Para melhorar a visibilidade do site, você pode utilizar algumas extensões do navegador Google Chrome:

- Night Shift
- Screen Shader | Smart Screen Tinting

Faculdade Internacional Signorelli


Quer Ganhar um MEGA DESCONTO
em Nossos Cursos?

Preencha seus dados abaixo AGORA
que entraremos em contato com você!

Invalid Input
Invalid Input
Invalid Input
Invalid Input
Invalid Input


Não encontrou o curso que procurava? Deixe aqui seu nome, telefone, e-mail e o curso de seu interesse!